Anahí Giovanna Puente Portilla nascida na Cidade do México, dia 14 de maio de 1983, mais conhecida simplesmente como Anahí, é uma cantora, compositora, atriz, empresária, dançarina, modelo e estilista de moda do México. Anahí começou sua carreira aos dois anos de idade, por pura casualidade, no programa infantil "Chiquilladas", da Televisa quando foi acompanhar sua irmã Marichelo a gravação do programa e durante o intervalo pegou uma escova e começou a cantar e dançar na frente do espelho e foi quando chamou a atenção do produtor que resolveu coloca-la enfrente as câmeras para ver a reação da pequena. Assim, tornou-se parte do programa, onde além de atuar, interpretava o tema de encerramento diário: Te Doy Un Besito. Desde muito pequena a atriz-mirim veio realizando vários trabalhos na televisão, supreendendo a todos com seu carisma e qualidade artística inata. Ainda durante vários anos, a pequena notável foi a imagem de uma famosa marca de refrigerantes, a Pepsi-Cola.
Em 1998, aos quinze anos de idade, Anahí para de frequentar escolas e passa a ter professores particulares em casa, terminando os estudos mais cedo e, posteriormente, formando-se em estilista de moda. Neste mesmo ano, é chamada para gravar a série "Una Pura y Dos Con Sal", onde tem sua primeira protagonista em trabalhos de televisão.
Em 2000 o produtor Pedro Damián chama Anahi parar fazer Primer Amor - A Mil Por Hora, seu primeiro protagônico em uma novela, ao lado de Kuno Becker, com quem realiza um dueto para a novela e lança seu quarto albúm de estudio Baby Blue, que vende cerca de 50 mil cópias no México.Em 2002, Anahí é convidada novamente por Pedro Damián para se integrar à segunda temporada da novela Clase 406, onde protagoniza o papel de Jéssica Riquelme, uma garota milionária, órfã de mãe, caprichosa e de coração frio; ao decorrer da trama, sua personagem vai se transformando até torna-se mais doce e humilde.
Antes de estrelar em Clase 406, Anahí enfrentou um distúrbio alimentar grave, anorexia nervosa. Em seu peso mais baixo, ela pesava aproximadamente 35 quilos, estava dentro e fora dos cinco centros de tratamento diferentes, e tinha sido enviada para vários médicos e psicólogos em torno México. No dia 29 de abril de 2001 a cantora voltou de viagem de férias com a família, e começou a ter sensações de desmaios, sendo levada às pressas para um hospital, onde seu coração parou por oito segundos. Em 2008, com o apoio da Televisa, Anahí lançou a campanha Si Yo Puedo, Tú También, que ajuda adolescentes com essa doença.
Depois de seu otimo desempenho em Primer Amor e Clase 406, o produtor Pedro Damián a chama para realizar um papel protagônico na telenovela Rebelde, remake mexicano da original argentina Rebelde Way. A par da telenovela, forma-se o grupo RBD, composto por ela, Dulce María, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christopher Uckermann e Christian Chávez. Junto ao RBD, Anahí grava vários discos, entre eles Rebelde, em 2004, Tour Generación RBD en vivo, Nuestro amor, em 2005 e Celestial, em 2006. Ainda em 2006, lançam outra produção ao vivo: Live in Hollywood e, no mesmo ano, a primeira produção em inglês: Rebels. Já em 2007, lançam Hecho en España, outra produção ao vivo; e Empezar Desde Cero. O grupo torna-se um fenômeno mundial e alcança vários prêmios, entre eles Premios Juventud, "Billboard Latin Music Awards", "Premios Lo Nuestro", "Premios Oye", "Orgullosamente Latino" e outros mais. Com o RBD, Anahí consegue diversos discos de platina e de ouro e realiza turnês em vários lugares do mundo, sendo um dos acontecimentos mais importantes da música mexicana das últimas décadas. A atriz e cantora conhece mais de 23 países, canta em mais de 116 cidades, vende mais de 15 milhões de discos, 4 milhões de DVD's, além dos 17 milhões de downloads na Internet, sem contar sua versão da famosa boneca Barbie.
Junto ao RBD, faz uma participação especial em Lola... Érase una vez!, onde, inicialmente havia sido chamada para interpretar a protagonista, mas devido à sua agenda lotada teve que rejeitar o trabalho. No mesmo ano, faz uma participação especial no seriado Always Contigo, onde participa de dois episódios.
Em maio de 2007, abre sua loja na Cidade do México, a Anahí World. Com a influência que a Anahí tem em vários lugares, suas lojas passam a ser consideradas um ponto turístico. Durante as viagens em turnê, Anahí aproveita para desenhar novos modelos de roupas e calçados, entre outras coisas.
Ainda em 2008, faz sua estreia solo em um dueto realizado com o cantor Tiziano Ferro e Dulce María na canção El Regalo Más Grande, alcançando o segundo lugar na parada italiana. A canção faz parte do álbum de Tiziano Ferro. Em 15 de agosto de 2008, após quatro anos de êxito, o grupo RBD anuncia sua separação e realiza uma turnê mundial de despedida chamada Tour del Adiós, que passa por toda América Latina e Europa. No ano seguinte lançam, então, o último ábum de estúdio Para Olvidarte De Mí e o DVD Tournée do Adeus, marcando para sempre a tragetória do maior grupo pop mexicano das últimas décadas.
Em 2009, Pedro Damián oferece a Anahí o papel principal de Verano de Amor, mas a mesma recusa para se dedicar a sua carreira musical. Em julho de 2009, foi nomeada em 9 categorias nos Prêmios Juventud 2010, sendo o artista com mais nomeações na noite. Em agosto, ganhou um Orgullosamente Latino na categoria "Canción Latina del Ano" com a música Me Hipnotizas, que veio a receber o prêmio em 15 de setembro no Salt Lake Park onde aconteceu o evento "O Grito de Independência 2010" onde fez vibrar mais de 800 mil pessoas que compareceram no evento. Em setembro Anahi apresentou os Kids' Choice Awards México e concorrendo em 3 categorias, ganhando em "Artista o Banda Favorita" e "Look Favorito", além disso, executou seus singles e pela primeira vez Alergico, 3° single do CD Mi Delirio.
A segunda fase MDWT, intitulada Mi Delirio World Tour Reloaded iniciou em outubro no Rio de Janeiro.
Em novembro, lançou a reedição de seu álbum solo Mi Delirio, que contém faixas inéditas escritas por ela e um texto especial do autor brasileiro Paulo Coelho. Após ter composto junto com Mario Sandoval o tema Aleph, a pedido de Paulo Coelho e acompanhar o lançamento do seu novo livro, a canção entrou para o CD. Além da participação do brasileiro, Anahí incluiu no álbum, três versões da música Alergico, uma somente na voz da Anahí, que foi o single oficial, uma em português com o vocalista da banda Hevo84, Renne Fernandes e uma com Noel Schajris, ambos com seus respectivos videoclipes.
Em 11 de março de 2011 Anahí divulgou no seu perfil do Facebook oficial (AnahiMusic), que descobriu através de uma tomografia que, o oxigênio que naturalmente deve chegar ao cérebro, estava bloqueado em uma grande porcentagem, devido a um desvio de septo que, poderia causar um acidente vascular cerebral, para resolver o problema, Anahí teve que fazer uma operação e tudo acabou bem.
Em outubro a cantora ganhou os prêmios "La Más Influyente" e "Artista Femenina" pelo Social Media Awards, uma famosa premiação mexicana que elege os melhores das redes sociais, prêmios entregues pelas mãos de Ashton Kutcher. Em dezembro ganhou dois Prêmios People en Español nas categorias "Mejor Cantante o Grupo Pop" e "Mejor Video Del Año" e foi eleita pelo canal latino E! a Celebridade Latina de 2011. Ainda em dezembro, foi uma das apresentadoras do Teleton México 2011 e performou junto com Carlos Ponce a canção "Redirme En Tu Amor", tema do casal em Dos Hogares.